quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Designação por definição

Percepção:
Substantivo Feminino - acto ou efeito de perceber; tomada de conhecimento sensorial de objectos ou de acontecimentos.
Exteriores; o resultado ou os dados da percepção; recebimento; receita.
Interna acção de conhecer, pela consciência, independentemente dos sentidos;
Intelectual acção de conhecer, pela inteligência ou entendimento, independentemente dos sentidos;

Cor
Substantivo Feminino - impressão que a luz difundida ou transmitida pelos corpos produz no órgão da visão; coloração; tinta de pintar: aparência; carácter; demonstração: sinal; figura de opinião politica; distintivo; disfarce; pretexto; individuo de - individuo que não pertence à raça branca;


Luz
Substantivo Feminino - fluxo radiante capaz de estimular a retina para produzir a sensação visual; clarão produzido por uma substância em Ignição: vela; candeeiro; lampada: figura do brilho; fulgor; evidência; Verdade; Intuição; guia; coisa de grande apreço;
Fisicamente a designação que compreende não só as radiações visiveis mas também as radiaçoes electromagnéticas invisiveis;

domingo, 23 de janeiro de 2011

Esquemas gráficos Lab e reprodução





A codificação CIE

..."Em 1931, o CIE elaborou o sistema colorimétrico xyY, que representa as cores de acordo com a sua cromaticidade (eixos x e y) e a sua luminância (eixo y). O diagrama de cromaticidade (ou diagrama cromático), com origem numa transformação matemática, representa na periferia as cores puras, ou seja as radiações monocromáticas que correspondem às cores do espectro (cores do arco-íris), localizadas pelo seu comprimento de onda. A linha que fecha o diagrama (que fecha as duas extremidades do espectro visível) chama-se direita do púrpuros, porque corresponde a cor púrpura, composta das duas radiações monocromáticas azuis (420 nm) e vermelhas (680 nm):"...
http://pt.kioskea.net/contents/video/cie-lab.php3 

modo de Cores Lab

O modelo de cores CIE L*a*b* (Lab) tem base na percepção humana da cor. Os valores numéricos no Lab descrevem todas as cores vistas por uma pessoa com visão normal.

Os padrões são aceites internacionalmente para todas as medidas de colorimetria.
O modelo Lab, tal como outros modelos de cor definidos pelo CIE, define a cor de uma forma matemática e precisa. (http://www.infopedia.pt/$cores-lab-%28lab-color%29)

Como o Lab descreve a aparência de uma cor, em vez de descrever a quantidade um colorante específico necessária para um dispositivo (como um monitor, impressora de mesa ou câmera digital) produzir cores, ele é considerado um modelo de cores independente do dispositivo. Os sistemas de gerenciamento de cores usam o Lab como uma referência de cores para transformar uma cor de um espaço de cores em uma cor de outro espaço de cores, de maneira previsível.
O modo de Cores Lab possui um componente de luminosidade (L) que pode variar de 0 a 100. No Seletor de Cores da Adobe e na paleta de cores, o componente a (eixo de verde-vermelho) e o componente b (eixo de azul-amarelo) pode variar de +127 a –128.
Imagens Lab podem ser salvas no formato Photoshop, Photoshop EPS, Formato de Documento Grande (PSB), Photoshop PDF, Photoshop Raw, TIFF, Photoshop DCS 1.0 ou Photoshop DCS 2.0. É possível salvar imagens Lab de 48 bits (16 bits por canal) no formato Photoshop, Formato de Documento Grande (PSB), Photoshop PDF, Photoshop Raw ou TIFF.
Nota: os formatos DCS 1.0 e DCS 2.0 convertem o arquivo em CMYK quando ele é aberto.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Plástico fotossensível acciona motor

Novos materiais

Motor formado por uma correia de plástico sensível à luz
Motor formado por uma correia de plástico sensível à luz
O primeiro motor plástico capaz de funcionar somente por efeito directo da luz do sol foi desenvolvido através da utilização de uma correia de transmissão feita de um elastómero especial cuja estrutura molecular se expande ou se contrai, dependendo do comprimento de onda da luz que nele incide.
Por Ricardo Pinto

Temperatura de cor

Física

Escala de tons em graus Kelvin micro-recíprocos
Escala de tons em graus Kelvin micro-recíprocos
A temperatura de cor é uma característica da luz visível que tem implicações importantes nas áreas da iluminação, fotografia, vídeo, edição, astrofísica, entre outras. A temperatura de cor de uma fonte de luz consiste na temperatura de um radiador de corpo negro ideal que emite luz numa tonalidade comparável à dessa fonte de luz. É habitualmente definida em unidades de temperatura absoluta, graus kelvin (K). A cor de temperatura está associada à lei de Planck e à lei do deslocamento de Wien. As cores com temperaturas mais elevadas (5000º K ou mais) são designadas como cores frias (brancos de tons azulados), e as cores com temperaturas mais baixas (2700-3000º K) são conhecidas por cores quentes (brancos amarelados a vermelhos).

Solar Spectral Irradiance

..."It has become obvious that the solar spectral irradiance data on which the recommendations in the original document were based were no longer the most reliable. During the past decade a vast amount of new data has become available both through modernized measurement techniques as well as improved modelling and parameterization methods. Contrary to the situation some years ago, the stage has now been reached where results for solar spectral irradiances at ground level as measured and those obtained by reliable modeling, using extraterrestrial data as basis, show agreement to accuracies well within predictable or estimable uncertainties. It has thus become possible to calculate solar spectral irradiance levels and characteristics for any site on earth provided appropriate meteorological and atmospheric parameters are applied in reliable modeling formulas. This enables close simulation of solar irradiance characteristics for any geographical site, without the need of having to make in situ measurements."...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Anatomia do Olho humano







O globo ocular, com cerca de 25 milímetros de diâmetro, é o responsável pela captação da luz refletida pelos objetos à nossa volta. Essa luz atinge em primeiro lugar nossa córnea, que é um tecido transparente que cobre nossa íris como o vidro de um relógio, atingindo imediatamente o cristalino que funciona como uma lente de focalização, convergindo então os raios luminosos para um ponto focal sobre a retina. Na retina, mais de cem milhões de células fotossensíveis transformam a luz em impulsos eletroquímicos, que são enviados ao cérebro pelo nervo óptico. No cérebro, mais precisamente no córtex visual ocorre o processamento das cores tons e intenssidades, que traduzimos em imagens. O percebido pelo olho direito e esquerdo completa a nossa sensação visual e dá-nos a nossão de profundidade (volume).
O olho humano é um órgão da visão, no qual uma imagem óptica do mundo externo é produzida e transformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro.
Os raios luminosos, paralelos, vindos do infinito, penetram no olho pela pupila, convergem encontrando-se na retina, mais precisamente na fóvea central, que é circundada pela mácula, proporcionando assim visão nítida.

A Fóve fica localizada no fundo da retina, ligeiramente para o lado temporal e seu tamanho é de 3mm. de largura por 2mm. de altura. Como se nota é bem pequena e é nela onde há o encontro focal dos raios paralelos que penetram no olho. A fóvea é de suma importância para a visão pois a acuidade visual, nela obtida, e de 10/10 ou 20/20 (um inteiro), ou 100%, ou seja, a visão normal de uma pessoa emétrope. Fora da fóvea a acuidade visual vai gradativamente perdendo a eficiência, à medida que a concentração de cones, vai reduzindo. Basicamente a fóvea é composta de três cones: um para a cor Vermelha, Verde e outro para a Azul (RGB).

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Espectro visivel

As ondas de Luz compreendidas entre 380 e 700nm, são de uma forma geral o espectro visivel, ao qual as nossas retinas são sensiveis e nos transmitem sensações ao cerebro a que chamamos cor.

Abertura

Este espaço será apenas de exposição de mensagens sobre a cor, em forma de desabafo com ou sem base cientifica.

Tal como a Lua em plena reflexão revela sensações estonteantes.